sábado, 2 de outubro de 2010

Homenagem à XXI Semana Social da Pessoa Cega

A XXI Semana Social da Pessoa Cega que transcorreu de 20 à 24 de setembro de 2010, mais uma vez representou um elo entre a valorização da vida e o papel do homem na sociedade em que ele vive.
Ser cego não significa ser omisso ou preterido, muito menos não ser agente de suas próprias transformações. Foi com esta visão que a Sociedade de Assistência aos Cegos elaborou, como faz todos os anos, uma programação repleta de momentos engrandecedores e reveladores, que uniram profissionais, alunos e assistidos pela Instituição, além de convidados e palestrantes, em torno de temas, atividades artísticas, culturais, desportivas e educativas para a inclusão da sociedade no Universo das pessoas com deficiências visuais.
Exatamente isso, incluir uma sociedade preconceituosa e ignorante no meio das realidades dos cegos e não procurar incluí-los na sociedade que os discrimina. Pode parecer estranha ou fora da conceituação do que seja inclusão social, esta observação, porém, é o sentimento e a comprovação de quem conhece o potencial e a capacitação dos deficientes visuais.
Compreendemos que o ser humano mesmo com limitações, continua produzindo, sonhando, criando, transformando e tudo isso, com plena inserção social.
Durante a XXI Semana Social da Pessoa Cega, aqueles que normalmente não podem usufruir do lazer e do entretenimento, da cultura, da arte e do conhecimento, por falta de recursos ou barreiras atitudinais ou arquitetônicas, assistiram à shows de humor e música, participaram de palestras, gincanas, recreação, jogos, assistiram à peças teatrais, dentre outras atividades importantes para a cidadania das pessoas com deficiências visuais.
Dois momentos foram explendorosos durante a programação da XXI Semana Social: O lançamento do Livro "As aventuras noturnas de Soneca eBocejo", da escritora cega Maria Fátima da Silva e a cerimônia de posse dos novos membros da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos-ALASAC. Sonhos se tornando realidade com os talentos artísticos e culturais de escritores, músicos, atores, escultores e cantores cegos ou com visão reduzida. Agora, o Universo das Artes e das Letras terá em suas Galáxias, estrelas com brilho próprio e que serão empossadas nas cadeiras acadêmicas do meio Cultural do nosso Estado, sob a proteção de Patronos valorosos que contribuíram para a inclusão social dos deficientes visuais.
O fechamento de toda a programação também foi um momento auspicioso. Reunidos em torno de um belo e apetitoso bolo, todos celebraram os 68anos de existência da SAC. Mais de seis décadas vitoriosas nas lutas pela educação, saúde e profissionalização das pessoas cegas no Estado do Ceará e até de outras Unidades da Federação.
Enfim, a XXI Semana Social da Pessoa Cega promovida pela Sociedadede Assistência aos Cegos, alcançou em sete dias, um horizonte de ganhos para muitas eras de transformações.
Paulo Roberto Cândido de Oliveira
Presidente da ALASAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com