quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Visita Romeu Sassaki à Sociedade de Assistência aos Cegos

A Sociedade de Assistência aos Cegos recebeu no último dia 29 de setembro os visitantes: Romeu Sassaki e Júlio César Melo, palestrantes do 1° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Ceará. Os palestrantes explanaram um pouco sobre o que seria colocado no congresso à professores, coordenadores, diretores e alguns alunos da Instituição. Conheça um pouco sobre as participações dos palestrantes no Congresso:
O 1° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Ceará proporcionou várias palestras, dentre elas, a do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Direitos Humanos, com o consultor de inclusão social Romeu Sassaki, e da coordenadora pedagógica do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Valéria de Oliveira Silva.
Sassaki falou sobre a nova terminologia usada para se referir às pessoas com deficiência aprova pela ONU, com a inclusão da chamada Deficiência Psicossocial nessa nova nomenclatura. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os brasileiros, estão debatendo o nome pelo qual elas desejam ser chamadas. Mundialmente, já fecharam a questão: querem ser chamadas de “pessoas com deficiência” em todos os idiomas. E esse termo faz parte do texto da Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência. “A tendência é no sentido de parar de dizer ou escrever a palavra “portadora” (como substantivo e como adjetivo).
O físico mineiro Júlio César Melo, PHD em Engenharia Elétrica e de computação pela University of Texas/Austin abriu os debates com a palestra sobre as novas tecnologias nas áreas de processamento digital de sinais e projetos de hardware e software e sistemas embutidos. O professor se deteve principalmente em explicar como funciona o projeto desenvolvido por ele, através da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criando o Sistema de Tecnologia Assistiva, que engloba sinalização de ônibus e táxi para pessoas com deficiência. A inovação consiste na programação das linhas de ônibus e táxis através de um sistema utilizando letras e números. Conforme o professor, através dessa tecnologia as pessoas com deficiência visual terão condições de acessibilidade aos transporte coletivos, sem nenhum transtorno.
Confira a visita:

PROFESSOR JÚLIO CÉSAR MELO










PROFESSOR ROMEU SASSAKI















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato conosco pelo e-mail: sacescola@gmail.com