sexta-feira, 30 de abril de 2010

Deficientes visuais e intelectuais são pouco contratados


Falta de tecnologia e ambientes adaptados são principais barreiras.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), que capacita e encaminha pessoas com deficiência (PcD) gratuitamente para o mercado de trabalho, deficientes visuais e intelectuais possuem mais dificuldade do que os outros PcD para encontrar um emprego.
“As empresas não sabem aproveitar o potencial dessas pessoas que necessitam de ambiente e tecnologias adaptadas para realizar determinada função”, conta a presidente da Unilehu, Andréa Koppe. Além dessa barreira, os contratantes da mão de obra de pessoas com qualquer tipo de deficiência se deparam com a baixa escolaridade e falta de capacitação dos candidatos “resultado de uma sociedade que não é inclusiva”.

Leia toda a matéria:

O que funciona no dia 1º de maio em Fortaleza

Este sábado é dia 1º de maio, Dia do Trabalho.
Neste feriado, os bancos, repartições públicas, Correios e o comércio não vão funcionar.
Os supermercados e shoppings centers também não abrirão suas portas. Nos shoppings, estarão abertas somente as praças de alimentação. As áreas de lazer e os cinemas vão atender ao público no mesmo horário.
Confira o que funciona e o que não funcina neste sábado:
Funcionam
- Postos de combustíveis
- Padarias
- Farmácias
- Cinemas, praças de alimentação e áreas de lazer dos shoppings
Não funcionam
- Supermercados
- Lojas
- Mercado central
- Bancos
- Repartições públicas
- Correios
Plantão
- Cagece 0800-2750195
- Coelce 0800-2850196
- Oi 10331

Fonte: www.verdesmares.globo.com

Show Musical - Movimento / Gustavo Portela


Logo mais às 16h a Sociedade de Assistência aos Cegos realizará uma atividade cultural "Enquanto o sol se põe, a arte se expõe". Momento esse que contará com a presença de Gustavo Portela um dos ganhadores do I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência da da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult – CE).

Gustavo Portela assume o expediente de produtor musical em "Movimento" - disco com repertório de canções próprias e parcerias. É um aperitivo tanto da vivência pelo circuito da noite de Fortaleza (CE), como da experiência de seus grupos autorais. Hoje, o Encarne. E antes, o Et Circensis. Como quem ganha a vida com música, Gustavo além de tocar e compor labuta como técnico de gravações. Movimento é a permissão que o músico tem para fazer tudo dentro do estúdio: tocar, criar, arranjar, dirigir, um pouco de cada coisa.

O que tinha tudo para ser um projeto solo convencional teve outra lógica. Movimento é um disco coletivo. Traz a participação de vários músicos e intérpretes envolvidos com a música brasileira feita no Ceará. De novembro/2009 a Janeiro/2010, todos eles passaram pelo crivo do estúdio Planeta, no Dionísio Torres, em Fortaleza, e tiveram suas passagens documentadas pelo blog “Gustavo em Movimento” (http://www.gustavomov.blogspot.com/) – um making off das gravações do disco e espaço de interatividade online entre a construção do trabalho e o público.

São 10 faixas reunindo convidados sob a influência da música tradicional à contemporânea, da nova MPB ao rock independente, do samba à música de baile. Gente como Márcio Rezende (saxofonista), Zoo (vocalista da banda de rock Alegoria da Caverna), Danilo Guilherme (compositor que cedeu várias músicas ao disco) e Pantico Rocha (baterista do pernambucano Lenine e de outros projetos) dá uma cor diversificada ao Movimento. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult – CE), através do I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência.


Por Felipe Gurgel

Movimento Coletivo - Gustavo Portela

Durante três meses, Gustavo Portela dependeu da agenda de muita gente. Se fulano e cicrano estivessem disponíveis, passando pela cidade, com tempo livre, remanejando compromissos, lá ia o baixista aproveitar aquele tempo. É que o disco solo, que será lançado em duas ocasiões, nasceu como um projeto próprio, mas foi se mostrando coletivo, e assim findou. Movimento, projeto ganhador do edital de Incentivo às Artes para Portadores de Deficiência da Secultfor (o músico tem uma má formação congênita na mão direita), é lançado hoje e dia 23 de maio.
Hoje na Sociedade de Assistência aos Cegos/ Instituto dos Cegos, e no final de maio no teatro do Centro Dragão do Mar. "Hoje vai ser um trio de violão, baixo e percussão. Vamos fazer um repertório um pouco mais popular, tocar um forró pé de serra, um Luiz Gonzaga, um Caetano Veloso, por exemplo, mas tudo na linha da gente".
Mas composições do disco vão estar lá, claro. Quase todas, na verdade: Gustavo explica que apenas as instrumentais Funky, Em Buenos e Desligando vão ficar de fora. No teatro do Dragão do Mar é que a coisa pega, com tanto músico no palco. ``Metade do disco meu é e a outra metade de gente que convive ou trabalha comigo. Vou conseguir juntar todo mundo``, garante. Os arranjos, todos, são de Gustavo, e o gás ele dividiu com Danilo Guilherme. "O Danilo é minha influência de muita coisa, é mais velho, já tocou com uma galera, eu acho ele um puta músico, excelente compositor. Eu pedi pra ele acompanhar. E acabou fazendo uma música especialmente pro disco".
Aqui, Gustavo fala de Ei Morena. A segunda composição de Danilo no projeto é Movimento, que já fazia parte do repertório dos dois. Subscrevem as letras, além de Danilo, Pantico Rocha e Marcus Dias, com Ela, e Daniel Groove, com Perfume ao Vento. As outras seis faixas do disco (a última delas, o Funky já mencionado, não vem creditado pelo autor) são de Gustavo sozinho ou em parceria com os amigos. Entre eles, gente que é fácil ver na noite ou nas bandas da cidade, como o percussionista Igor Caracas, a cantora Andréa Piol, o guitarrista Victor Colares (O Garfo), os cantores Vitoriano (Transnacionais e ex-Alegoria da Caverna) e Zoo (ex-Jumentaparida e atual vocalista do Alegoria), o multiinstrumentista A. Pessoa Bob, o saxofonista Márcio Rezende...
E por aí vai. "Os amigos foram chegando, dando ideias. Acabou virando um disco coletivo".
E o músico lança suas próprias impressões sobre o trabalho. "Você vê que o disco tem uma sonoridade mais tradicional. A ideia, desde o início, era ser um disco de produtor. Eu trabalho com estúdio``, explica. Essa sonoridade, apesar de tradicional, na opinião do músico, é diversa. Vai do reggae de Movimento, talvez escolha marcada pela presença vocalista Mariano & cantor do estilo que estava à frente da banda Green Feeling e resolveu morar em Canoa Quebrada & até o sambinha d-Ela. Para todos os ouvidos.

Deficiência Física é tema de curso para professores municipais

As inscrições para o 24º Curso de Formação Básica em Deficiência Física para Professores da Rede Regular de Ensino abrirão nesta quinta-feira (29/04). São 20 vagas para aqueles que atuam com alunos de necessidades especiais
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] - Nesta quinta-feira, 29 de abril, a Secretaria de Educação, em convênio com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), abriu as inscrições para o 24º Curso de Formação Básica em Deficiência Física para Professores da Rede Regular de Ensino. Serão oferecidas 20 vagas e o objetivo é dar formação continuada para professores que atuam com alunos portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) e discutir a importância da equipe multidisciplinar para o processo de inclusão.Podem participar do curso os professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I que atuam nos CEIs, EMEIs e EMEEs que tenham em suas turmas alunos com NEEs. O curso, de 40 horas, será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio, das 18h às 22h, no anfiteatro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na avenida Professor Ascendino Reis, 724 – Ibirapuera. O curso contempla também um estágio de 20 horas na AACD da Mooca ou Vila Clementino. As inscrições devem ser feitas das 9h às 16h em DOT/Educação Especial (rua Diogo de Faria, 1.247 – sala 311). Além dos documentos de identificação, os interessados devem levar um holerite.

Judô promove integração de jovens e adultos especiais

RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] - Trabalhar com pessoas especiais sempre foi um desejo do professor de judô Eduardo Duarte. A realização do sonho foi possível através do projeto Valorizando as Diferenças, criado por ele há seis anos, em uma comunidade da Ilha do Governador, e depois levado à Rocinha. Desde 2007, as aulas, abertas à comunidade, são oferecidas gratuitamente no 2º Batalhão de Polícia Militar, em Botafogo, dentro do Suderj em Forma.
Aos 19 anos, quando ainda era faixa marrom, Eduardo teve o primeiro contato com um aluno surdo. Mas motivado a ensinar a arte marcial a cegos, integrou um projeto no Instituto Benjamin Constant, onde conheceu um instrutor com deficiência auditiva. A partir da convivência, o professor pesquisou iniciativas para promover a inclusão de pessoas surdas no esporte e não encontrou. Com apoio da Confederação de Desportos para Surdos, ele deu início ao Valorizando as Diferenças, projeto pioneiro no país, com uma turma de apenas quatro alunos. Hoje atende a 108 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, sendo 30 delas portadores de necessidades especiais.
– Minha intenção no início era atender somente aos surdos. Mas, como diz o próprio nome desse trabalho, vimos que não podemos discriminar. Valorizar as diferenças é muito importante para quebrar as barreiras e promover a integração entre pessoas regulares e com deficiência, prevista em lei – afirma.
Ao longo dos anos, Eduardo aprendeu e se aperfeiçoou em Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais), a segunda língua oficial do país. Ao perceber que os alunos não ouvintes tinham dificuldade em entender o que lhes era ensinado e acabavam desistindo dos treinos, ele criou um método próprio.
– O surdo tem necessidade de se comunicar, mas poucos professores de esporte de alto rendimento têm qualificação em Libras. Eles geralmente copiavam o que os ouvintes faziam, mas não identificavam o comando e ficavam em desvantagem. Comecei a me questionar como faria os exames de faixa e o quanto eles são prejudicados e desenvolvi uma linguagem específica para o ensino – explica.
A metodologia consiste em associar o movimento à terminologia do golpe, facilitando o aprendizado. A criação dos sinais tem como objetivo unificar a metodologia de ensino da arte marcial no Brasil e já está ajudando a reduzir a idade média dos competidores surdos iniciantes de 21 para 18 anos. Alunos regulares começam a competir, geralmente, aos oito.
O sucesso do trabalho já tem gerado muitos frutos. Além de negociar o lançamento de um livro sobre a metodologia de ensino, em parceria com o Centro Universitário Augusto Mota (Unisuam), o professor tem acompanhado de perto a evolução dos alunos. Em abril, dos 30 atletas do projeto que participaram do Campeonato Brasileiro de Judô, 19 conquistaram medalhas: cinco de ouro, oito de prata e seis de bronze.
Em setembro de 2009, o Governo do Estado firmou um convênio com a Confederação Brasileira de Desportos para Surdos para levar sete judocas surdos aos 21º Jogos Surdolímpicos de Judô, em Taipei, Taiwan. A parceria, inédita, garantiu também a primeira medalha brasileira na categoria: o bronze de Alexandre Soares, aluno do projeto.
As aulas são oferecidas pelo projeto Suderj em Forma às segundas, quartas e sextas, às 18h15, para crianças, e às 19h15, para adultos, no 3º andar do 2º BPM, que fica na Rua São Clemente, 345, em Botafogo. O projeto Valorizando as Diferenças também é realizado na Rocinha e na Ilha do Governador.

Deficientes auditivos reclamam de aplicação e correção do Enem

Cinco alunos do Rio de Janeiro que sofrem de deficiência auditiva entraram, no início do mês, com uma representação na Defensoria Pública da União, denunciando não terem recebido a atenção adequada por parte da organização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Eles dizem ter havido problemas com os intérpretes durante a prova e questionam a correção do exame.
Pela lei vigente no país, os deficientes auditivos devem receber acompanhamento especial de um intérprete de libras no decorrer da prova e a correção, sobretudo de questões dissertativas e redações, deve ser flexível e valorizar o conteúdo semântico do que o aluno pretendia expressar.

Fatos Históricos - 30 de Abril



Fim da Guerra do Vietnã

Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Até que, no dia 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh.

1531 - O português Martín Alonso de Souza desembarca no lugar que, mais tarde, seria a cidade do Rio de Janeiro.

1776 - Nasce Nicolas Rodríguez Peña, herói da independência argentina.

1789 - George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1870 - O novo regime francês, uma espécie de monarquia parlamentar, não o impedediu Napoleão de recorrer à repressão: sob o pretexto de controlar supostos "complôs", o governo manda prender e processar todos os integrantes da Internacional na França.

1803 - Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 80 milhões de francos.

1897 - O físico britânico Joseph John Thompson anuncia o descobrimento do elétron, partícula elemental do átomo.

1900 - O governo norte-americano outorga às ilhas do Hawaí o estatuto de território vinculado aos Estados Unidos.

1896 - O Senado argentino celebra sua primeira sessão no prédio especialmente construído para abrigar a instituição.

1932 - Com a abertura do ano letivo, a Faculdade de Direito do largo São Francisco, em São Paulo (Brasil), iniciou o tradicional trote: o cortejo de alunos ridicularizava vários líderes do tenentismo que apoiavam Getúlio Vargas. O povo gostou do que viu e engrossou o cortejo, transformando-o em manifestação política.

1933 - O presidente peruano Luis Sánchez Cerro é assassinado em Lima.

1939 - A Exposição Universal é inaugurada em Nova York.

1942 - Um avião brasileiro recebe o nome do patriarca da imprensa no país, Hipólito José da Costa, dentro da Campanha Nacional da Aviação Civil, de Assis Chateaubriand.

1948 - É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).

1973 - Morre o poeta argentino Aldo Pellegrini.

1975 - O regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Os comunistas tomam Saigon em 30 de abril de 1975, pondo fim à Guerra do Vietnã.

1984 - O Ministro da Justiça colombiano, Rodrigo Lara Borilla, é assassinado em Bogotá (Colômbia) pela máfia de traficantes, a qual ele combatia energicamente.

1987 - O ministro de Exterior da Nicarágua, o sacerdote Miguel d'Escoto, recebe o Prêmio Lenin da Paz.

2001 - O primeiro turista espacial da história, o milionário norte-americano Dennis Tito, chega à Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz TM-32.


Fonte: noticias.terra.com.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

PROJETO SUCATOTECA

O Projeto Sucatatoteca realizado no Instituto Hélio Góes e idealizado pelos setores da Biblioteca Braille Josélia Almeida (Profa. Andréia Barros) e Prevenção a Cegueira (Dra. Lisa Beth) foi iniciado hoje a tarde com os alunos da 3a. série do Ensino Fundamental.
O projeto tem como
Objetivo Geral:
Estimular o aluno a construir e desfrutar de brinquedos e brincadeiras com materiais de sucata favorecendo assim o aprendizado através da atividade lúdica.
Objetivos Específicos:
-Estimular a criatividade do aluno através da construção do brinquedo e as regrar para brincar
-Ensinar a utilização dos brinquedos e a socialização do seu uso
-Colaborar para que o aluno brinque espontaneamente
- Estimular a imaginação com contação de histórias após a construção do brinquedo ( Faz – de - conta... , Era uma vez...)
O Projeto será realizado todas as últimas quintas-feiras de cada mês (turno manhã e tarde), tendo como público alvo todos os alunos matriculados no Instituto Hélio Góes e crianças voluntárias do Projeto Voluntário Curumim. Todo o material será sucata.
Durante as atividades os alunos preenchem uma ficha que o identifica, a idade, a série, o brinquedo construído, que material utilizou, como foi o processo de construção e de que maneira pode ser utilizado para brincar.

Confira as atividades:





















Brasil não tem cães guia suficientes para deficientes visuais

No Brasil, deficientes visuais enfrentam uma longa fila à espera de um cão-guia. Um dos principais motivos da demora para conseguir um animal é o alto custo: cerca de R$ 25 mil.

Além do preço, são poucos os centros de treinamentos específicos para os cães. Hoje, em todo país, cerca de 30 animais estao sendo treinados. O número é pequeno para 1,4 milhão de deficientes visuais que vivem no Brasil.

Um cão guia precisa de, no mínimo, um ano e meio para estar apto a acompanhar um deficiente visual, e a espera pode durar anos.

Redator: Márcia Garbin

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=295343

Ambientes de trabalho ruidosos podem causar perda auditiva

Segundo o Censo 2000 do IBGE - último levantamento realizado pelo instituto -, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total do Brasil, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência.
Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.
Neste contexto, o Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil, alerta que a perda da audição pode ocorrer em ambientes de trabalhos ruidosos, como em obras, fábricas e até mesmo nas empresas de call center - onde muitas vezes o funcionário estende seu período de trabalho, que não pode ultrapassar seis horas por dia para não comprometer a audição.
“Os sons agudos são os primeiros que os trabalhadores expostos a ambientes barulhentos começam a deixar de perceber, como campainhas, apitos e telefone. Caso a exposição se estenda por mais tempo, o indivíduo pode comprometer até mesmo o reconhecimento das frequências da fala. Além disso, zumbidos e tonturas são outros sintomas que podem surgir”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
De acordo com a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, a perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR) é a diminuição gradual da capacidade de ouvir em razão de uma longa exposição a ruídos sem a devida proteção. A exposição repetida ao ruído excessivo pode levar, ao longo de alguns anos, à perda irreversível e permanente da audição. Como sua instalação é lenta e progressiva, a pessoa só se dá conta da deficiência quando as lesões já estão em estado avançado.
A perda ou redução da capacidade auditiva de um indivíduo pode ocasionar problemas de ordem social, psicológica, estresse, irritação e até perda de autoestima e problemas para dormir. “Qualquer redução na sensibilidade auditiva é considerada perda auditiva e a pessoa precisa consultar um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação mais detalhada. Além da exposição a ruídos, a idade e a pré-disposição também são fatores que devem ser considerados”, diz Maria do Carmo.
A perda auditiva induzida pelo ruído relacionada ao trabalho pode ser prevenida com o uso constante de protetores auditivos individuais, que devem ser fornecidos pela própria empresa (de acordo com a portaria 3.214 do Ministério do Trabalho, que trata de Equipamentos de Proteção Individual).

A importância da dança para o deficiente visual


A Sociedade de Assistência aos Cegos, mantenedora do Instituo Hélio Góes promove há 67 anos a inclusão do Deficiente Visual no âmbito educacional e social. A dança, atividade proporcionada a todos os alunos, vem agregando valores que contribuem para o resgate e promoção do bem estar social, elevação da auto estima e autonomia do deficiente visual. Vários estilos de dança são trabalhados ao longo do ano letivo em nossa Instituição, dentre eles citamos: Tango, Xote, Sapateado, Funk, Bolero, Hip Hop e outros.
Nas linhas abaixo vocês irão ler o depoimento da professora responsável pela dança.

“A dança é uma bela forma de expressão corporal, faz com que aperfeiçoamos a nossa coordenação motora. Ela é fundamental para o ser humano, trazendo ao cotidiano uma grande paz de espírito e quando efetuada em grupo proporciona a convivência social saudável. Dançar é uma manifestação artística que utiliza como linguagem o próprio corpo sendo o transmissor de sentimentos, movimentos e vivacidade.
O sonho se torna realidade...
A atividade de dança desenvolvida com o grupo de alunos com deficiência visual do Instituto Hélio Góes, é uma grande conquista para os mesmo e para mim como profissional, pois o grupo SAC Danças é formado por crianças e adolescentes que gostam de dançar, participar e principalmente mostrar a sua grande capacidade com muita alegria. Neste grupo de alunos que amam dançar, é desenvolvido nos ensaios um momento de reflexão, lazer e descontração com o objetivo de ensinar o senso da responsabilidade, o respeito, a pontualidade, a coordenação motora, orientação espacial, o ritmo, a execução de coreografias, a perseverança, a potencialidade, a amizade e a auto confiança, e que depois de muita dedicação, ou seja, ensaios, eles possam apresentar o resultado de todo um trabalho feito em equipe.
Acredito que todos os grupos de dança com alunos que tenham deficiência visual trabalham esses objetivos e assim como eu, o educador sente-se muito feliz e realizado.”
(Sandra Tavares/Professora de dança do Instituto Hélio Góes)

Aniversariante do dia...


Parabéns Veleida!!


A Idade de Ser Feliz




Existe somente uma idade para a gente ser feliz,

somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível

sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de

todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida,

a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se

com todas as cores e experimentar todos os sabores

e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo

NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE

e tem a duração do instante que passa.


A família SAC deseja nesse dia tão especial que é o seu aniversário, muitas alegrias, saúde e felicidades!

Dia Internacional da Dança - 29 de Abril

O Dia Internacional da Dança é celebrado no dia de 29 de Abril, neste dia também é comemorado do dia do nascimento de Jean Georges Noverre (* 1727 + 1810), o precursor e criador do ballet moderno. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO com o objectivo de despertar a atenção do publico em geral para a importancia da dança, e incentivar governos a fornecerem um espaço proprio para dança em todo o sistema de educação desde o ensino infantil até o ensino superior. Através da dança a criança e o adolescente aprende a se expressar com o corpo, fazendo com que se sinta mais a vontade em expressar suas emoções e sentimentos no seu dia-a-dia; ou seja a dança favorece a criança no aspecto de fazer com que ela adquira uma habilidade maior para se expressar quer seja pela dança, quer seja através de outros meios.

Fonte: http://www.portalis.co.pt/dia-internacional-da-danca-29-de-abril/

Fatos Históricos - 29 de Abril


Morte de Hitchcock

O mestre do cinema de suspense nasceu no dia 13 de agosto de 1899 na Inglaterra e morreu aos 81 anos de idade, em Los Angeles. Entre suas obras, estão clássicos como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960).

1770 - A Austrália é descoberta pelo capitão James Cook

1793 - Nasce a princesa Maria Teresa, filha de D. João VI e D. Carlota Joaquina

1876 - O Parlamento britânico concede à rainha Vitória, da Inglaterra, o título de Imperatriz da Índia.

1894 - O general Rafael Antonio Gutiérrez é proclamado presidente da República de San Salvador

1901 - Nasce Hiroíto, futuro imperador do Japão.

1907 - Nasce Fred Zinnemann, diretor norte-americano de cinema.

1914 - Nasce o compositor Dorival Caymmi.

1922 - Entra em vigor o Código Penal argentino, sancionado em 30 de setembro de 1921.

1923 - Últimas eleições de deputados na Monarquia espanhola antes da Guerra Civil.

1936 - Nasce o maestro Zubin Mehta.

1942 - II Guerra Mundial: Encontro de Hitler e Mussolini no palácio de Klessheim.

1946 - Começa em Tóquio o processo contra 28 dos dirigentes que atuaram durante a II Guerra Mundial.

1951 - Morre Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco.

1954 - Os Estados Unidos se negam a dar ajuda militar à França na Indochina.

1958 - Nasce Michelle Pfeiffer, atriz norte-americana.

1970 - Nasce Uma Thurman, atriz norte-americana.

1975 - Acaba a Guerra do Vietnã.

1980 - Morre Alfred Hitchcock, mestre britânico do cinema de suspense.

1983 - A Junta Militar que governa a Argentina dá por mortos todos os desaparecidos na "guerra suja".

1992 - Quatro dias de distúrbios raciais em Los Angeles e outras cidades norte-americanas terminam com 58 mortos, 200 feridos graves e danos materiais avaliados em milhares de dólares.
1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. Rússia e Cuba não assinam.

Fonte: noticias.terra.com.br

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Caos na saúde - Falta de remédios contra AIDS

"A falta de pelo menos quatro medicamentos do coquetel contra a aids, inclusive de droga utilizada por crianças, leva movimentos sociais que defendem portadores do HIV a realizar manifestações em diferentes Estados nesta quarta-feira (28).
Além do abacavir e da lamivudina, cujo desabastecimento foi informado recentemente, estão em falta, segundo o Ministério da Saúde, a nevirapina e a associação entre lamivudina e zidovudina (AZT). Organizações não-governamentais (ONGs) que defendem os pacientes apontam ainda desabastecimento do efavirenz, o que o ministério diz desconhecer. O programa nacional de combate à aids é considerado um dos melhores do mundo por organismos internacionais." (Extraído do site da TV Verdes Mares)
"Falta de remédios contra aids causa protestos..."
Essa era a manchete de vários noticiários de canais de informações televisivos e escritos de Fortaleza.
Não é de hoje que a saúde pública do nosso país está um caos.
Pacientes morrendo, não há vagas nos hospitais, faltam consultas, médicos, equipamentos, manutenção de equipamentos, qualidade de atendimentos... medicamentos... recursos...
Podemos acrescentar a tudo isso a falta da ÉTICA.
Até quando vamos ficar com o discurso de que "eu não votei nele" ou "não falo de política"?
São esses discursos que aumentam a problemática da saúde, que não tendo outra opção "encurralam" o povo à qualquer tipo de atendimentos os submetendo a serviços sem qualidade e falido. É bem verdade que grandes políticos, compromissados com o povo ainda fazem a diferença, mas o que pensar dos demais que desviam dinheiro público destinado a salvar vidas, projetos de vidas de milhões de trabalhadores brasileiros que pagam seus impostos e são obrigados a assistir a tudo (dinheiro na cueca, no exterior, na mala...) como se tudo fosse "normal"?
Estamos agora dependendo dos ÉTICOS profissionais que restam que dirigem o serviço de saúde do nosso país, para que se possa resolver essa situação.
O protesto, cuja uma das faixas alertava: SEM MEDICAMENTOS, NÃO HÁ TRATAMENTO", foi o "golpe de misericórdia" para pacientes que encontram na saúde pública um fio de esperança para uma melhor qualidade de vida (tratamento). RCAS

Dia da sogra!!! Ôba!! Ôba!!


Querida, calada, autêntica, tímida, enciumada, simpática, extrovertida, sincera, séria, filósofa, moderna, dinâmica, preocupada...

Simplemente sogra... Ame-a ou AME-A! (é melhor!)

"Aquela imagem da sogra “cobra cascavel”, que dá palpite em tudo, inclusi-ve na casa, no relacionamento e na criação dos filhos, já se dissipou. Não que elas não estejam prontas para proteger as crias com todas as armas, a qualquer sinal de perigo. Mas, ao que parece, as mães deixaram de encarar o cônjuge dos filhos como rival. Pelo contrário, o mais comum agora é ser aliada.

Essa mudança de comportamento é um motivo forte para que se comemore em 28 de abril o Dia da Sogra. Veja bem que no calendário esta data fica bem distante do Dia das Bruxas. Portanto, não há desculpas para não parabenizá-la e dar um abraço apertado, ou até mesmo um presentinho. Afinal, ela criou tão bem o amor da sua vida.
Mas, o mais importante é cultivar um bom relacionamento.
Uma das chaves para isso é a comunicação."
Comunique-se! Alie-se!!


Curiosidades...

Veja 10 frases irritantes que as sogras costumam dizer:

"Coitado, meu filho chega tão cansado em casa e ainda tem que preparar o jantar."
"Está tão magro esse garoto. Claro, como os dois chegam tarde, acabam comprando comidas preparadas, que não é o mesmo que cozinhar em casa."
"Que lindo esse vestido que você comprou. Deve ter custado uma fortuna."
"Mas como? A filha da vizinha está novamente grávida? Isso acontece porque as mulheres não se cuidam."
"Menos mau que meu filhinho me ligou outro dia. Parece que não tem tempo nem para se lembrar que tem mãe."
"Por que vocês não têm um filho? Posso cuidar dele sem problemas."
"Sua ex cozinhava maravilhosamente bem" ou "Sua ex tinha uma cintura de uma boneca".
"Depois que tiver um filho, vai ver como seu corpo irá mudar. Vai precisar se cuidar mais."
"Este purê está bom, mas nem se compara ao que eu preparava para meu filho. Aquele sim ele adorava."
"Vai casar de branco a essa altura?"
Brincadeirinha...
Porém ainda dá tempo de fazer uma ligação hein! Não perda essa oportunidade de parabenizá-la!!

Curso LEIA

LEIA

Lugar de Estudo Integração e Arte

Sob a direção de:
Andréa Aires
Conceição Weyne
Galeára Matos e
Zeza Weyne

APRESENTA A PROGRAMAÇÃO DE MAIO E JUNHO
Maio:

. 03 e 05 – Curso Breve: Provas operatórias – Andréa Aires
· 12 e 26 - Estudo de Grupo e Supervisão

· 15 - Formação Contínua: Falar bem é preciso: cuidando da articulação e da voz - Conceição Weyne

· 18 - Formação Contínua: Winnicott e a relação mãe-bebê – Galeára Matos

22 – CCC: Quero ser Jonh Malkovitch
24 - Conversando com Galeára Matos sobre “Quando os pais se separam”

Junho:

· 02 – Formação Contínua: Intervenção na escrita através de atividades lúdicas – Zeza Weyne

. 09 e 23 - Estudo de Grupo e Supervisão

. 12 - Curso Breve: - Estimulação psicomotora do bebê Ana Cláudia

· 15 - Formação Contínua: Questões de gênero em sala de aula – Galeára Matos

. 19 – CCC: Beleza Americana

. 28 - Conversando com Lúcia Vasconcelos sobre "Relacionamento Familiar"

Local: LEIA - Rua Assis Chateaubriand, 362 A
Dionísio Torres - Fortaleza-Ce.
Informações: 3261 0064 Meire
(Enviado por Andréia Barros)

Curso de Braille aborda a importância da inclusão social

Com o objetivo de fomentar a integração dos deficientes visuais com o meio social, a Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto dos Cegos, promoverá um curso gratuito de braille, entre os dias 10 e 14 de maio, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Serão duas turmas, sendo uma no período matutino (8 às 11h30) e outra no vespertino (13 às 17h). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria Biblioteca, lembrando que estão disponíveis 20 vagas para cada turma.
O curso, que será ministrado pelos orientadores Ângelo Santo de Lima e Hilda Siqueira da Silva, é voltado principalmente para professores das redes pública e privada. Mas podem participar quaisquer interessados pela linguagem braille.
Com carga horária de 20 horas, as aulas terão uma parte teórica e outra prática. O conteúdo programático conta com a apresentação de um breve histórico sobre o sistema braille, a importância da alfabetização desse sistema para a pessoa com deficiência visual, apresentação da Sela braille, transcrição do sistema braille em tinta, a importância do braille no processo de alfabetização e inclusão da pessoa com deficiência visual.
Conforme Maria Auxiliadora, professora que atua na Biblioteca, o objetivo do curso é proporcionar o conhecimento da escrita e leitura braille aos professores e comunidade em geral, garantir o acesso aos meios de comunicação digital, além de incentivar o processo de comunicação entre as pessoas com deficiências visuais.
Sobre o braille - O sistema braile é um conjunto de Pontos em alto-relevo que permite as pessoas com deficiência visual a ler e escrever com o auxílio de ferramentas chamadas Reglete e Punção. Este sistema foi criado em 1825 pelo francês Luiz Braile. (Assessoria).

Inclusão social e cidadania no Jopete

Cerca de 150 atletas participaram dos Jogos das Pessoas Especiais de Teresópolis no último domingo. Os Jopete foram realizados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação, com o apoio da SAF Empresarial. A edição 2010 dos jogos contou com disputas nas modalidades de corrida de 50m e de 100m, caminhada, arremesso de peso e pelota, salto em distância com e sem corrida, cabo de guerra, chute a gol, arremesso ao cesto, ziguezague (livre, com pé e com a mão), boliche, vôlei especial, dama, dominó e tênis de mesa.
O programa esportivo tem como principal objetivo a integração das pessoas que têm deficiência com a população, além de servir como preparação dos para-atletas de Teresópolis para a Olimpede - Olimpíada da Pessoa Deficiente, realizada todos os anos em Volta Redonda, e considerada uma das mais importantes do esporte adaptado do país. Além disso, promove a inclusão e o desenvolvimento integral das pessoas, através do intercâmbio esportivo que facilite a sua relação com o meio social e promova o exercício de sua cidadania.

Belém: Infraero testa acessibilidade no aeroporto

Um exercício de simulação de situações enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida será realizado a partir das 9h desta sexta-feira (30), no saguão do Aeroporto Internacional de Belém.
A atividade faz parte do Curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, que está acontecendo em diversos aeroportos de todo Brasil, em cumprimento à Política de Acessibilidade da Infraero, realizado pela Assessoria da Presidência, representada pelo Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero (CONACES).
A simulação será realizada por mais de 115 participantes do curso, dentre eles empregados da Infraero, funcionários de companhias aéreas, empresas terceirizadas, órgãos públicos e concessionários. O curso, que iniciou nesta segunda-feira e prossegue até sexta-feira, tem como público-alvo os trabalhadores que atendem diretamente pessoas com de necessidades de atendimentos especiais.
Durante a atividade, os participantes enfrentarão os problemas vividos por pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade. Também conhecerão os equipamentos já instalados para melhor atender este público, que no país atinge 25 milhões de pessoas.
Para o encerramento do curso, a partir de 8h20, está programado um depoimento pessoal do Presidente da Associação de Cegos do Pará e primeiro diretor cego da instituição José Alvares de Azevedo, Lourival Ferreira do Nascimento.
Simultaneamente com o simulado, haverá a apresentação de Balé do Projeto Passos para a Luz, que atende as alunas com deficiência visual. O projeto é coordenado pela professora Marina Mota do Centro de Dança Ana Unger. (Ascom/Infraero)

INSERÇÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO


O deputado Eduardo Amorim (PSC) membro da Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados, foi um dos debatedores da audiência pública sobre a Inserção do Deficiente no Mercado de Trabalho. Eduardo Amorim é um dos defensores dos direitos dos deficientes. Para ele a inserção do deficiente no mercado de trabalho é uma louvável iniciativa, mas precisa ser discutida mais amplamente.
Foram convidados para o debate a representante da subprocuradora-Geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, o auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e emprego, Rogério Lopes Costa e a diretora de Políticas da Educação Especial do Ministério da Educação, Martinha Clarete Dutra.
Segundo o deputado Eduardo Amorim a matéria está em evidência, em decorrência da tramitação do Projeto de Lei nº 7.699, de 2006, originário do Senado Federal, que “Institui o Estatuto do Portador de Deficiência”, ao qual foram vinculadas outras 18 proposições.
“Reconhece o direito das pessoas com deficiência de trabalhar, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, em um trabalho de sua livre escolha, em ambiente de trabalho inclusivo a pessoas com deficiência”, informa Eduardo Amorim completando ainda que o emprego no setor privado deve ser promovido mediante políticas e medidas apropriadas, ambientes acessíveis, incluindo ações afirmativas – como ocorre no Brasil com a lei de reserva de cargos em empresas com cem ou mais empregados -, incentivos e outras medidas que permitam à pessoa com deficiência ter acesso ao mundo do trabalho.
Um dado importante apresentado na audiência pública afirma que apenas 1% dos deficientes ocupa empregos formais no Brasil. Sendo que 55,24% com deficiência física, 24,65% deficiência auditiva e apenas 3,86% com deficiência visual. “As empresas burlam os direitos das pessoas com deficiência alegando que não encontram pessoas capacitadas, para tanto o Ministério da Previdência Social já garante o trabalho intensivo de capacitações”, pontua o deputado Amorim.

28 de Abril - Dia da Educação



A educação sozinha não transforma a sociedade,

sem ela tam pouco a sociedade muda.



Educação, formando o ser humano
Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é:
"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".
O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.
Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras. Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.
E lembre-se: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.
Fonte IBGE
Fonte: http://criancagenial.blogspot.com/2008/04/28-de-abril-dia-da-educao.html

Fatos Históricos - 28 de Abril



Execução de MussoliniBenito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália.


1611 - É feita a escritura de fundação da Universidade de Santo Tomás, em Manila, a mais antiga das Filipinas.


1889 - Nasce Antonio Oliveira Salazar, governante português entre 1933 a 1970.1893 - Um levante militar na Nicarágua é promovido pelo general José Santos Zelaya.


1896 - Guerra de Cuba: atentado com dinamite contra o Palácio dos Capitães Generais de Havana.


1906 - É ianugurada a Exposição Internacional de Milão.


1912 - A Itália ocupa as ilha de Rodas, após a guerra da Lábia.


1919 - As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial aceitam o projeto do presidente norte-americano, Woodrow Wilson, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial.


1924 - Nasce Kenneth Kaunda, ex-presidente de Zâmbia.


1930 - Nasce James Baker, político norte-americano.


1937 - Nasce Sadam Husein, presidente do Iraque.


1945 - Hitler se casa escondido, em Berlin, com Eva Braun.


1945 - Benito Mussolini e sua amante, Clara Petacci, são executados em Dongo (norte da Itália) por ordem do Comitê de Liberação da Alta Itália.


1947 - Federico XI sobe ao trono da Dinamarca.


1952 - Entra em vigor o tratado de paz entre Estados Unidos e Japão, firmado em setembro de 1951.


1967 - É inaugurado, em Montreal, a Exposição Universal.


1969 - De Gaulle deixa o cargo de presidente da França.


1970 - Um marcapasso alimentado por energia nuclear é implantado, pela primeira vez, em um paciente, na França.


1988 - O ex-chRedação Terra do exército secreto armênio, Agop Agopian, é assassinado a tiros em um bairro de Atenas.


1989 - Morre Raúl Sendic, fundador e dirigente dos tupamaros uruguaios.


1992 - A guerra civil no Afeganistão chega ao fim, com a entrega do governo comunista a Sibgatulah Muyadedi.


1992 - Morre Francis Bacon, pintor britânico.


1992 - Morre Olivier Messiaen, compositor francês.


1994 - Morre Rafael Rabello, músico brasileiro.


1995 - Aproximadamente 2 mil pessoas morrem em um terremoto em Neftegorsk (ilha russa).


Fonte: noticias.terra.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

Entrevista D. Josélia Almeida (Presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos) e demais convidados na Bienal do Ceará

Evento Braille - Bienal do Livro - Ceará

Semana da Ação Mundial 2010

A Semana de Ação Mundial 2010 foi inaugurada ontem pela manhã, na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, com a presença de mais de 30 deficientes visuais, os quais foram homenageados pela superação dos desafios que enfrentam e pela conquista de um espaço na sociedade. Durante o evento, foi apresentado o projeto “Um Gol pela Educação”, além de serem mostrados os materiais de campanha da oficina “Brincando de Biblioteca com Programa Literário”, que trabalha transformando a literatura em diversas artes, como teatro, poesia, música e dança. A Biblioteca Braille Dorina Nowill abraçou o projeto “Um Gol pela Educação”, que é tema da Semana de Ação Mundial 2010, celebrada mundialmente até o dia 30 de abril.
O objetivo da Semana é exigir que os governos cumpram os acordos internacionais na área de educação, como por exemplo, o Programa de Educação para Todos e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O projeto faz parte da iniciativa Campanha Global pela Educação e no Brasil, em parcerias com diversas instituições, e é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, lançada em 1999 por um grupo de organizações da sociedade civil. São mais de 200 entidades envolvidas.

Funcionários do aeroporto recebem treinamento para atender deficientes

Os funcionários do Aeroporto Mário de Almeida Franco e a comunidade aeroportuária participam nesta semana do curso em cumprimento à política ao Atendimento às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O curso faz parte de um amplo programa de treinamento da Infraero que prevê o aperfeiçoamento dos atendentes a fim de aumentar a qualidade dos serviços no aeroporto. A abertura do evento foi feita pelo superintendente da Infraero, João Itacir Gottfried Freitas. O curso será ministrado até o dia 30 deste mês.
João Itacir esclarece que a programação do evento inclui práticas de atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, equipamentos mais utilizados (prática de montagem e desmontagem) e transferência (da cadeira de rodas para outro assento), além de normas e segurança para inspeção de pessoa com deficiência.
"O curso se destina à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência física, sensorial, auditiva e visual, intelectual e múltipla ou mobilidade reduzida (idosos, obesos, baixa estatura, enfermos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo, entre outros).
Os temas são interessantes, pois quando se trata do ser humano não podemos esquecer que cada um tem a sua individualidade e que deve ser respeitada sem que haja algum tipo de exclusão", explica.
Temas - Freitas lembra que no curso são abordados diversos temas, entre eles atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, política de acessibilidade da Infraero, o novo perfil do consumidor, legislação e direitos humanos, equipamentos mais utilizados (prática de montagem e desmontagem), técnicas de atendimento e transferência (prática), o aeroporto: facilidade e segurança, inspeção de pessoa com deficiência, sensibilização e na conclusão do curso haverá um simulado.
Adefu - O vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Íris Nogueira, avalia que o curso é de grande importância para todas as pessoas. Segundo Íris, investir em acessibilidade é, portanto, fundamental garantia do direito de ir e vir com autonomia, independência e segurança, possibilitando maior qualidade de vida.Nogueira relata que a acessibilidade não é somente para o deficiente físico, é para o obeso, para o deficiente temporário, deficiente visual, para a gestante, para o idoso. "São milhares de pessoas se deslocando para o trabalho, estudo, lazer, entre outras atividades cotidianas, que são prejudicadas pela falta de acessibilidade gerada pelos constantes obstáculos existentes no percurso das calçadas, como lixeiras em locais impróprios e calçadas estreitas", diz Nogueira.
"Essa acessibilidade é denominada desenho universal, é um acesso para todos. O desenho universal é um projeto acessível que pode ser usado no futuro, numa acessibilidade que a pessoa vai usar agora e seus amigos e parentes usarão futuramente", completa.
Nesta sexta-feira (30), durante o encerramento, um exercício simulado de situações enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida será realizado no aeroporto para serem avaliadas as condições de acessibilidade do aeroporto e a eficiência dos funcionários.

USP faz adaptação de prótese auditiva pela internet

Projeto da Faculdade de Medicina permite ajuste de aparelho por meio da teleaudiologia e pode facilitar atendimento.

Após desenvolver um aparelho auditivo digital de baixo custo, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deram mais um passo para facilitar a vida dos pacientes com deficiência auditiva. Com o uso da internet, eles agora podem realizar o ajuste dos aparelhos à distância. O Brasil é pioneiro nesse procedimento, denominado teleaudiologia.

A adaptação do aparelho auditivo é necessária porque há alterações nas condições dos ambientes, como a clínica médica e o local de moradia do paciente, por exemplo, que podem influenciar na qualidade do som e na percepção auditiva. Além disso, há pessoas que possuem perda progressiva de audição e, algumas delas, perdas auditivas “flutuantes”, ou seja, que podem mudar conforme o dia e estado físico do paciente.

Segundo o engenheiro Sílvio Penteado, um dos pesquisadores responsáveis pelo projeto, a teleaudiologia vai permitir a adaptação dos aparelhos em locais mais próximos do paciente, como postos de saúde e hospitais regionais. “Hoje o usuário tem de ir a um dos 136 centros especializados e muitas vezes precisa viajar centenas de quilômetros, o que gera custos com transporte, alimentação, etc.”, diz Penteado.

No início de abril, foi realizado um teste com três pacientes residentes em Pouso Alegre, em Minas Gerais. Por meio de um programa de comunicação via internet, a fonoaudióloga Gisele Munhóes transmitiu do Hospital das Clínicas da FMUSP os procedimentos de adaptação do aparelho para as fonoaudiólogas Liliana Souza, Elissandra Monteiro e Fernanda Hedinja, que acompanhavam os voluntários com perdas auditivas no Instituto Sul Mineiro de Otorrinolaringologia.

O processo exigiu um programa de adaptação chamado adaptEasy e um aparelho para ligar a prótese auditiva no computador. “É uma proposta inovadora, mas é preciso reforçar que não se irá atender o paciente à distância, e sim dar suporte ao profissional que o atende no local”, diz Gisele.

Segundo Penteado, o procedimento online traria benefícios para as práticas de políticas públicas, já que tornaria o processo de ajuste mais simples. Apesar de fonoaudiólogas terem acompanhado o teste feito em Minas Gerais, Penteado afirma que quem recebe as instruções via internet precisa ter apenas conhecimentos de audiologia.

Nesta terça-feira, serão realizados mais testes com pelo menos dois pacientes da PUC de Campinas, no interior de São Paulo. “Nosso objetivo é trazer outras instituições para a pesquisa”, diz ele. O projeto piloto tem a coordenação e idealização do professor Ricardo Ferreira Bento, do Departamento de Otorrinolaringologia da USP.

Fonte: http://economia.ig.com.br/inovacao/usp+faz+adaptacao+de+protese+auditiva+pela+internet/n1237597011463.html


Mobilidade é maior problema da pessoa com deficiência no Brasil

Acessibilidade, uma palavra comprida, representa um direito de todo cidadão. Veja o que está sendo feito para melhorar a vida de pessoas com necessidades especiais. Ainda há muito por fazer.

Às 7h30, em Curitiba, muita gente está a caminho do trabalho. No meio delas, no ônibus, o analista de sistemas Claudinei de Oliveira - casado, pai de uma filha, cadeirante. Como ele, há 28 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, segundo estimativa do IBGE. Outro cálculo, o das Nações Unidas, fala em 19 milhões.

Gente como o técnico de informática João Carlos Rocha, no Rio de Janeiro. Quanto ele tenta pegar um ônibus, um não é adaptado, outro para longe do ponto. Há os que nem param. Em outro o elevador não funciona. Ele leva quase uma hora para conseguir embarcar

A administradora de empresas Ana Claudia Monteiro vai ao trabalho de metrô: “A estação onde eu moro, a Siqueira Campos, em Copacabana, é totalmente acessível. Lá eu não preciso de ajuda. Mas no Catete, que é a estação onde eu desço, não tem elevador. Só escada rolante. Eu preciso de um auxiliar que me ajude na escada rolante até o nível intermediário e depois até a rua e quando você sai da escada rolante, ainda tem dois degraus”.

A maior parte das estações do metrô do Rio de Janeiro não tem elevador. Em São Paulo, pelas ruas, Regina passa dificuldades. Os sinais de trânsito não têm aviso sonoro para alertar o cego se abriu ou fechou. No Rio de Janeiro existe apenas um, em frente ao instituto dedicado à integração do cego ao mundo comum.

Nos bairros da capital paulista, não são apenas buracos e faltas de rampas que incomodam quem usa cadeira de rodas. O maior problema da pessoa com deficiência no Brasil é a mobilidade.

“Às vezes,em lugares que eu não conheço, que não tem muita gente, e como nós somos a minoria, não tem aquela adaptação da cidade para deficientes visuais, tipo sinal sonoro, orelhão que não tem proteção, que bate com a cabeça, especialmente eu que sou um pouquinho alto”, descreve o atleta para-olímpico Luis Pereira Da Silva Filho.

“Eu todo dia ando no centro da cidade. É uma loucura, é muita gente, as pessoas não notam, só notam quando a minha bengala, que é o instrumento que a gente usa pra andar na rua, que quando toca em alguém, que aí vê que é um deficiente visual que está passando e aí fala: cuidado, cuidado”, diz a atleta Ana Carolina.

Na capital do Paraná existem calçadas com trilhas para cegos, rampas, paradas altas, que permitem entrar direto (com a cadeira) no interior dos ônibus. A reforma do sistema de transportes de Curitiba teve orientação da superintendente do IBDD Tereza Costa D’Amaral, que também ajudou a elaborar a Lei do Deficiente em 1998: “Curitiba fez a reforma do transporte coletivo pensando na acessibilidade para o deficiente, então foi uma transformação completa, não se fez uma exceção”.

Mesmo na cidade considerada a mais bem adaptada às necessidades de portadores de deficiências, quem está numa cadeira de rodas, ou tem algum tipo de deficiência, enfrenta problemas diariamente. Nas paradas, escadas.

“Seria necessário fazer uma rampa que você criaria uma certa independência para subir e descer sem depender de outras pessoas e também ajudaria outras pessoas, como idosos, gestantes, para poder utilizar a rampa”, sugere Claudinei de Oliveira.

A Lei do Deficiente exige: rampas, acesso, locais próprios em cinemas e teatros, banheiros, vagas em estacionamentos...

“De que adianta oferecer emprego para uma pessoa com deficiência, se não existe um meio acessível para ele chegar a esse emprego? De que adianta oferecer escola se ele não consegue chegar à sala de aula porque na escola só tem escada? De que adianta oferecer cultura, lazer, se todos esses locais, esses instrumentos não são acessíveis?”, questiona o analista de sistemas Sandro Soares.

Por que a lei não funciona?

“Eu acho que é preciso fiscalização, vontade. Por que não adianta você ter uma determinação que obriga os ônibus a ter acessibilidade e ninguém fiscalizar se ela funciona”, aponta a administradora de empresas Ana Claudia Monteiro.

André Melo de Souza quer mais do que surfar: “Uma cidade toda acessível para que as pessoas possam vir à praia, ir ao teatro, ir à escola, poder chegar ao hospital porque não adianta ter a saúde se não tem como chegar lá, não adianta ter a escola se o aluno não tem como chegar lá e isso envolve toda a questão da acessibilidade na cidade toda. Não é só o transporte, mas as vias e tudo. O que eu espero é uma cidade para todos”.

E um país que permita a meninos como o estudante Vinicius Rangel Valentin, de 10 anos, sonhar alto: "Eu quero chegar em 1016 e ser campeão”.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/04/mobilidade-e-maior-problema-da-pessoa-com-deficiencia-no-brasil.html

Fatos Históricos - 27 de Abril


As cabras clonadas

A empresa de Montreal (Canadá) Nexia Biotechnologies anunciou ter conseguido, mediante clonagem, o nascimento de três cabras idênticas no dia 27 de abril de 1999. A técnica foi a mesma utilizada com a ovelha Dolly, em fevereiro de 1997. As trigêmeas foram chamadas de Danny, Clint e Arnold.

1521 - Morre Fernando de Magalhães, navegador português que realizou, a serviço da Espanha, a primeira expedição ao redor do mundo.

1783 - Nasce Anastasio María Ochoa, escritor mexicano.

1791 - Nasce Samuel F. Morse, norte-americano, inventor do telégrafo elétrico.

1820 - Nasce Herbert Spencer, filósofo britânico.

1833 - É firmado o tratado Roca-Runciman entre a Argentina e a Grã-Bretanha, que se compromete a comprar carne argentina em troca de proteção às empresas britânicas localizadas no país sul-americano.

1855 - É firmado um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Paraguai.
1870 - Em um golpe de Estado contra José Tadeo Monagas, presidente de Venezuela, o general Antonio Guzmán Blanco toma o poder de Caracas e se proclama Presidente da República.

1940 - Morre Joaquín Mir, pintor español.

1942 - Nasce Valeri Poliakov, médico e astronauta russo.

1945 - É proclamada a 2ª República na Áustria e a sua independência da Alemanha nazista.

1956 - O governo argentino anula a Constituição de 1949 e reimplanta a de 1853, por um decreto do presidente Pedro E. Aramburu.

1960 - É proclamada a independência de Togo.

1978 - O presidente do Afeganistão, Mohammed Daud Kham, morre durante o golpe de Estado que leva ao poder o general Taraki.

1985 - Um incêndio no Instituto Neuropsiquiátrico e Geriátrico de Buenos Aires mata 80 pessoas e deixa 200 feridas.

1991 - A presidenta da Nicarágua, Violeta Barrios de Chamorro, sai ilesa de um atentado.

1992 - Sérvia e Montenegro proclamam a nova República Federal da Iugoslávia.

1994 - O 10º Congreso da Assossiação das Academias da Língua Espanhola concordam em suprimir o "Ch" e a "Ll", tornando-as letras independentes.

1997 - Morre Dulce María Loinaz, escritora cubana.

1999 - A empresa canadense Nexia Biotechnologies anuncia ter realizado a clonagem de três cabras.

2000 - Um total de 985 pessoas são assassinadas por uma seita apocalíptica da Uganda.
Fonte: noticias.terra.com.br

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Deficientes visuais passam a ter acesso fácil à Internet

Deficientes visuais em Angola passam a ter acesso a Internet, graças a uma tecnologia moderna que, a partir de amanhã, estará à disposição do público-alvo numa loja especializada, em Luanda.Aberta amanhã, a loja, situada na Avenida Comandante Valódia, será pioneira, em Angola, na venda de um dispositivo electrónico especial que é instalado no computador e é adaptado especificamente às pessoas portadoras de deficiência visual. Segundo o director da Izonga Comercial, Bernardino Machado, única empresa no mercado angolano a comercializar tais produtos, o dispositivo pode ajudar um deficiente visual a acessar textos comuns disponibilizados na Internet sem necessidade de impressoras especiais e em tempo real.
“ Montados lado a lado num teclado de leitura, os dispositivos ligam-se a um processador capaz de ler um texto numa tela comum de computador e o converter para os sinais braille ”, explica Bernardino Machado.
Bernardino Machado disse que o dispositivo pode contribuir para aumentar a capacidade de trabalho dos deficientes visuais em todas as actividades que empregarem computadores pessoais. “A tecnologia de computação tem tornado possível o rompimento das barreiras em relação aos portadores de deficiência visual. Antes, um texto extenso demorava horas para ser criado manualmente em braille. Hoje, o processo leva minutos com o uso de impressoras específicas para o sistema”, garantiu o director da Izonga Comercial. A Izonga Comercial, para além da comercialização de todos materiais para deficientes áudio visuais, como a máquina de escrita braille, audiocharta, que é o leitor autónomo de documentos, e impressoras diversas, presta também serviços técnicos especializados, através de uma adaptação quer do sistema educativo como profissional, facilitando a provisão de acessórios técnicos”, disse o nosso entrevistado.
Bernardino Machado explicou que através dos aparelhos adaptados, ajudaram duas jovens deficientes visuais que terminaram o curso superior e que tinham as suas teses escritas na linguaguem comum. “ Nós tivemos que traduzir em sistema de livro digital e a sua defesa ficou mas facilitada”, acrescentou.
O director da Izonga Comercial acredita que pelo facto de muitas pessoas desconhecerem a existência da loja, muitas escolas de ensino especial e pessoas particulares, não só em Luanda, mas também no resto do país, têm dificuldades em encontrar kits de matemática para os seus alunos.

Perkins planeja ampliar vendas no Brasil

Perkins, instituição norte-americana especializada na reabilitação e inclusão de portadores de deficiência auditiva e de visão, pretende aumentar a venda de suas máquinas de escrever em Braille no Brasil. Por aqui, a fabricante já comercializou mais de 2 mil equipamentos desde 2006.
Para 2010, a perspectiva é de que a entidade venda quase a metade deste volume em um só ano. "Só para o Ministério da Educação foram 500 máquinas", contabilizou David Morgan, gerente de produto da Perkins. O negócio dá uma conta de R$ 850 mil.
Somente este ano, já chegaram cerca de 800 máquinas da marca no Brasil - em 2009 foram 700 ao todo. Os principais clientes da instituição são escolas públicas e instituições especializadas em reabilitação, tendo em vista o lato valor agregado do produto. Uma maquina máquina da geração mais nova custa R$ 3,5 mil.
Morgan disse ao DCI que o volume comercializado na América Latina tem crescido de forma acelerada nos últimos anos, tornando-se um mercado mais atrativo por conta da mudança do comportamento em relação aos deficientes.
A Perkins fornece ainda consultoria em educação especial para instituições como o Mackenzie e Santa Casa, atuando em 70 países.

Preconceito e desinformação prejudicam contratação de pessoas com deficiência

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostram que a contratação de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho caiu 7% no Brasil entre 2007 e 2008. A informação é da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

Para a entidade, a redução na contratação de deficientes é justificada por algumas empresas pela falta de mão de obra para dar cumprimento à Lei 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, que estabelece um percentual de pessoas com deficiência a ser contratado pelas empresas.

O gerente de Inclusão e Capacitação Profissional da Avape, Marcelo Vitoriano, disse à Agência Brasil que a partir da ampliação da fiscalização implementada pelo Ministério do Trabalho, muitas companhias passaram a admitir deficientes em seus quadros, mas poucas se preocuparam em criar uma gestão que contemplasse a retenção dessas pessoas e propiciasse a elas programas de educação continuada dentro das próprias organizações. “Ou seja, pessoas perderam o emprego por conta disso”.

Segundo a Avape, não falta mão de obra para preencher o que estabelece a Lei de Cotas no que diz respeito aos profissionais com deficiência. Vitoriano afirmou que a questão da discriminação melhorou, mas o preconceito ainda existe sob diferentes formas, entre elas a não realização de investimentos nas instalações físicas para dar acessibilidade aos portadores de deficiência, a compra de um software (programa de computador) para cegos, por exemplo. “Esse tipo de discurso é preconceituoso no sentido de não investir recursos para poder receber pessoas com diferentes perfis”.

O gerente da Avape lembrou, contudo, que a educação e a capacitação de pessoas é um problema ainda sério no Brasil, independentemente de elas serem deficientes ou não. Segundo a Avape, a não absorção no mercado de trabalho formal se agrava para as pessoas com deficiência intelectual, que apresentam alguma dificuldade de cognição ou de escolaridade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 10% da população mundial têm algum tipo de deficiência. Desse total, 50% são indivíduos com deficiência intelectual.

“A gente percebe um movimento um pouco mais lento na contratação de pessoas com deficiência intelectual. Ainda hoje, elas integram a menor parte da população com deficiência contratada”, disse Vitoriano. Ele explicou que as pessoas confundem deficiência intelectual com doença mental, o que cria estereótipos negativos, associados à loucura, inibindo a contratação pelas empresas e prejudicando as pessoas portadoras desse tipo de problema.

O censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Brasil tem 14,5% de deficientes, o que equivale a 27 milhões de indivíduos. Considerando-se os dados da OMS, os deficientes intelectuais brasileiros seriam 13,5 milhões de pessoas, dos quais boa parte poderia estar trabalhando. Entretanto, apenas 2% estão empregados.

Números do Ministério do Trabalho acumulados até março deste ano indicam que há no Brasil uma preferência pela contratação de tipos específicos de deficiência, informa a Avape. A maior contratação (47,5%) é feita com deficientes físicos, seguindo-se deficientes auditivos (32,5%) e reabilitados (8,4%), enquanto os deficientes intelectuais e visuais têm índices de apenas 5,8% e 4,7%, respectivamente.

A Avape defende que sejam realizadas pelo governo campanhas informativas que desmistifiquem os conceitos que muitas pessoas ainda têm sobre os deficientes intelectuais e visuais. “Você só desmistifica e quebra preconceitos com muita informação”, afirmou Marcelo Vitoriano. Ele sugeriu que os ministérios da Saúde e do Trabalho se engajem nesse tipo de campanha, para mostrar à sociedade que esse deficiente pode exercer muitas funções em empresas como restaurantes, bancos e, inclusive, montadoras de automóveis, “respeitadas as suas características”.

Desde que foi criada em 1982, a Avape já conseguiu colocar no mercado de trabalho 15 mil pessoas com deficiência. De acordo com a Rais, o estado de São Paulo, pela sua característica industrial muito forte, é o maior empregador de pessoas com deficiência no país, passando de 600 indivíduos em 2001 para 112,1 mil no ano passado. Em outros estados, contudo, foram registradas quedas na contratação.

As maiores baixas são observadas em Goiás (76,9%), na Bahia (50,3%) e em Mato Grosso do Sul (26,8%). Vitoriano comentou que falta a esses estados iniciativas voltadas à promoção e defesa dos deficientes, além de maior fiscalização por parte do Ministério Público, como já ocorre na capital e no estado de São Paulo. “A gente espera que esse movimento vá também para outros estados”, afirmou.

Projeto: Composição Criadora

SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS
PROJETO COMPOSIÇÃO CRIADORA – PRÊMIO: SAC ARTE
APOIO CULTURAL: ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS – ALASAC

Com o objetivo de disseminar a cultura através dos diversos tipos de artes e de descobrir novos talentos, a Sociedade de Assitência aos Cegos juntamente com a Biblioteca Braille Josélia Almeida inicia no próximo dia 30 de abril as inscrições para o projeto: Composição Criadora

REGULAMENTO:

1-O Prêmio Composição Criadora" SAC ARTE" é destinado aos diversos artistas e talentos que fazem parte da Sociedade de Assistência aos Cegos e tem o patrocínio Cultural da Biblioteca Braille Josélia Almeida e da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos - ALASAC;

2-Poderão participar do concurso todos os funcionários da SAC, alunos doInstituto Hélio Góes, Membros da ALASAC, Médicos, Voluntários, Conselheiros, Diretores e Assistidos.

3-As Inscrições deverão ser feitas através de uma ficha de inscrição que serádistribuída em todos os setores da SAC. Terão início em 30/04/2010 e se encerrarão em 14/05/2010. As Fichas deverão ser entregues na BibliotecaBraille Josélia Almeida;

4-Todos os trabalhos deverão ser entregues na Biblioteca Braille JoséliaAlmeida, até o dia 05 de Junho de 2010;

OBSERVAÇÕES:

- As performances musicais deverão ser entregues através degravações identificadas em CD;

-Os participantes da categoria ARTES CÊNICAS deverão entregar seustrabalhos em DVD com a gravação de suas performances.

5-Uma comissão julgadora formada por pessoas da Arte e da Cultura doEstado do Ceará, avaliará os trabalhos e selecionará os três melhores decada categoria, que receberão diplomas e medalhas no dia 22/06/2010.

CATEGORIAS

Os candidatos poderão escolher a categoria.

TEXTO TIPO NARRATIVO - Textos, literários ou não, que apresentam histórias reais ou fictícias.

-FÁBULA: fábulas pertencem ao grupo de histórias criadas pela tradição oral. As fábulas são histórias curtas, geralmente utilizam o diálogo entre os personagens. Os personagens geralmente são animais. Toda fábula tem uma moral.

-CONTO: os contos tradicionais, ou populares, são antigos gêneros literários orais, de origem popular. Eles não têm autores, pois surgiram de pessoas comuns e foram contados e recontados muitas vezes por pessoas diversas, em lugares e épocas diferentes. Assim passaram de geração, sempre sofrendo variações que dependiam da linguagem própria de cada época.

-BIOGRAFIA: a biografia pretende refazer o trajeto de vida de um indivíduo, quase sempre célebre, famoso ou que tenha se destacado em sua época por alguma razão especial. Este gênero nos oferece a oportunidade de observar mais profundamente a personalidade da pessoa biografada e descobrir algumas ou muitas das características que determinam suas contribuições e realizações.

-CARTA: a carta estabelece uma ligação direta e pessoal entre o leitor e o escritor. É um dos gêneros literários mais antigos. É uma forma de comunicação manuscrita ou impressa, dirigida a uma ou mais pessoas.

-BILHETE: o bilhete é uma espécie de carta simplificada, uma mensagem curta e objetiva. Os bilhetes são muito comuns em todas as circunstâncias. Um bilhete é utilizado normalmente para a comunicação entre se encontram relativamente próximas. Sendo assim, não é necessário utilizar os serviços dos correios e consequentemente dispensa o envelope.

-HISTÓRIA EM QUADRINHOS: a história em quadrinhos (HQ), como o nome já diz, é uma história desenhada em vários quadros pequenos. A HQ pode ser longa ou curta, mas como em toda narrativa, tem um enredo com princípio meio e fim. O desenho e o texto que, em grande parte, é a fala dos personagens são complementares, ou seja, um não faz sentido sem o outro.

-CRÔNICA: a crônica é um texto inspirado em acontecimentos reais do dia-a-dia, que é enriquecido pelo tom pessoal do autor, a linguagem é mesclada de seriedade, crítica e humor, simples, e espontânea. O cronista discorre sobre uma acontecimento, como se estivesse conversando com um amigo.

TEXTO TIPO POESIA- Textos que provocam uma resposta de caráter emocional.

-POEMA: o poema é considerado a semente de toda a literatura, ou seja, tudo indica que a literatura começou em forma de poema, pois é o gênero mais antigo de se tem notícia. Estrutura do poema:
Verso: cada linha do poema.
Estrofe: cada bloco de versos.
Forma fixa: dependendo do número de estrofes, os poemas recebem nomes especiais. O soneto é a forma fixa mais conhecida, na língua portuguesa foi imortalizado por Camões. O soneto é um poema cuja forma consiste em dois quartetos e dois tercetos. Assim também, há outras composições: acalantos, acrósticos e ...
Métrica: o número de sílabas métricas de cada linha ou verso obedece a algumas regras. (junta-se a sílaba terminada em vogal com a sílaba começada em vogal, formando uma única sílaba métrica, as sílabas são contadas até a última sílaba tônica do verso)
Rima: recurso que consiste em usar palavras que terminam de forma semelhante, quase sempre no final dos versos

.-PROSA: a prosa é escrita em parágrafos, em oposição à poesia, que é escrita em versos, rimados ou não.

-POESIA: a matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática.
“A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia expressa o universo, e a história somente o detalhe”.

ARTES PLÁSTICAS

- Criatividade
-DESENHO
-PINTURA
-ESCULTURA COM ARGILA
-ESCULTURA COM MASSA DE MODELAR
-ESCULTURA COM PAPEL
-ESCULTURA COM MADEIRA

ARTES CÊNICAS

-TEATRO

-DANÇA

MÚSICA:

-MÚSICAS

Obs: Maiores informações procurar professora Andréia Barros no setor da Biblioteca.

Fatos Históricos - 26 de Abril



Desastre em Chernobil

Em 26 de abril de 1986, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobil, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas.

1544 - O capitão espanhol Domingo Martínez de Irala é proclamado governador do Paraguai após prender Núñez Cabeza de Vaca, que vinha ocupando o posto.

1711 - Nasce David Hume, filósofo escocês.

1731 - Morre Daniel Defoe, escritor inglês.

1798 - Nasce Eugenio Delacroix, pintor francês.

1828 - A Rússia declara guerra contra a Turquia por uma suposta violação do tratado de Ackermann.

1845 - Começa a ser publicado O Paraguaio Independente, primeiro jornal impresso no Paraguai.

1856 - Nasce Henri Philippe Petain, presidente da França durante a ocupação alemã.

1889 - Nasce Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco.

1894 - Nasce Rudolf Hess, militar e político alemão.

1910 - Morre Bjornstjerne Bjornson, escritor norueguês.

1915 - Primeira Guerra Mundial: é selado um acordo secreto entre os aliados e a Itália, que oferece a este país compensações territoriais caso ele declare guerra contra a Áustria.

1916 - Nasce Morris West, escritor australiano.

1918 - A Alemanha e o governo soviético estabelecem relações diplomáticas.

1924 - É publicado O Processo, a primeira das grandes novelas de Franz Kafka.

1925 - Os alemães elegem o marechal Paul von Hindenburg como presidente da República.

1933 - Nasce Arno Allan Penzias, cientista norte-americano, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1978.

1946 - Morre Hermann A. Keyserling, filósofo alemão.

1954 - Começa, em Genebra, uma conferência sobre Indochina.

1957 - O Egito proíbe a passagem pelo canal de Suez aos navios de guerra israelenses.

1973 - Paraguai e Brasil firmam um tratado que permite a construção da hidroelétrica de Itaipú, a mais potente do mundo, no rio Paraná, limite entre os dois países.

1984 - Morre Count Basie, músico norte-americano de jazz.

1986 - Um grave acidente acontece na central nuclear de Chernobil, no norte da Ucrânia (URSS), causando grandes danos materiais e deixando muitas pessoas feridas.

1989 - Morre Lucille Ball, atriz norte-americana.

1990 - O rei da Espanha entrega ao escritor paraguaio Augusto Roa Bastos o Prêmio Cervantes de Literatura.

1990 - Carlos Pizarro, candidato à presidência da Colômbia pelo partido M-19, é assassinado. 1992 - Fortes terremotos atingem o norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e causam 53 mortes.

1994 - O Conselho Nacional Africano, de Nelson Mandela, ganha as primeiras eleições multirraciais da África do Sul com 62,6% dos votos, contra 20,4% do governante do Partido Nacional.

1999 - Morre Al Hirt, músico norte-americano.

domingo, 25 de abril de 2010

Atividade Pedagógica

No último dia 22 de abril comemoramos os 510 anos do descobrimento do Brasil, história que foi contada para os alunos da Educação Infantil através da encenação pelos alunos do Ensino Fundamental do Instituto Hélio Góes.
Os alunos encenaram a chegada dos portugueses em suas caravelas onde avistaram terras brasileiras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas. Pedro Álvares Cabral foi interpretado pelo aluno Paulo César, os índios e os demais atores foram interpretados pelos alunos: Mikael, Ana Alici, Sabrina e Raiane.
Confira os melhores momentos: