quinta-feira, 31 de julho de 2014

 
 

1º CONCURSO CEARÁ, MODAACESSÍVEL


 
Descrição de Imagem: 1º Concurso Ceará, modaacessível. Vestir bem, vestir bonito, vestir fácil. 24 de setembro às 10 horas na Maraponga Mart Moda. Participe do Concurso que vai revelar uma nova visão de moda no Ceará!! Inscreva-se já!!! Confira o regulamento e faça sua inscrição no site: www.portalinclusivo.ce.gov.br. Informações: concursodemodaceped@gmail.com

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL
 

 Contação de história entra na rotina de alunos com paralisia cerebral. Prática ajuda no desenvolvimento pedagógico, diz professora de Curitiba.
Com pouco recurso visual, método visa incentivar a imaginação do ouvinte. Para os professores, não existem dúvidas quanto aos benefícios. “Eles se soltam mais, perdem a timidez, se desenvolvem mais. Nós percebemos que aqueles que não falam transmitem as sensações pelo olhar, dão risadas. Do ponto de vista pedagógico, ajuda muito. As crianças participam e, até as tímidas, falam durante a história”, explicou a professora de Artes Lilian Carvalho.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Caixa Cultural Fortaleza apresenta espetáculo       " Som das Cores"

O Som das Cores (Foto: Guto Muniz/Divulgação)
 

 
Espetáculo de animação está em cartaz até 27 de julho.
 
 
 
"O Som das Cores" terá audiodescrição para público com deficiência visual. Ontem os alunos do Instituto Hélio Góes foram ao espetáculo e lá tiveram a oportunidade de tocar nos bonecos, cada  aluno com deficiência visual assistiram ao espetáculo com fone no ouvido.



http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/07/caixa-cultural-fortaleza-apresenta-espetaculo-o-som-das-cores.html
 
PRAIA ACESSÍVEL 
Inclusão da pessoa com deficiência através do Esporte
 
 
O Professor Vicente Cristino, estará nessa no Rio de Janeiro, realizando uma capacitação nos dias 30, 31/07 e 01/08 sobre Praia Acessível, para ser implantada aqui em Fortaleza pelo Instituto Povo do Mar - IPOM. O profissional terá conhecimentos teóricos e práticos através de vivências.   
 
Vicente Cristino é Especialista em Atividades Motoras Adaptadas, Mestre em Educação Especial, Professor de Educação Física do Instituto Hélio Góes (Instituto dos Cegos) e também esta ligado à área de Educacao Fisica do Centro De Ciências Da Saúde - UNIFOR.

 Conheça mais sobre o IPOM pelo site
http://www.ipompovodomar.org.br/projetos/

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sydney está criando a maior rede de sinais de trânsito em braile do mu - AsBoasNovas.com

 
SYDNEY ESTÁ CRIANDO A MAIOR REDE DE SINAIS DE TRÂNSITO EM BRAILLE DO MUNDO
 
 


Sydney está criando a maior rede de sinais de trânsito em braile do mundo
Em breve, cidade australiana terá a maior rede de sinais em braile para pedestres.
A proposta é ousada: criar a maior rede de sinais de trânsito para pedestres cegos que já existiu. O objetivo é tornar a cidade de Sidney mais acessível não só para a população, como também para turistas.
 
      Na primeira fase do projeto, serão instalados 38 protótipos dos novos sinais táteis numa das rotas de maior fluxo de pedestres no centro da cidade. Em braile, esses sinais ficarão do lado das faixas de pedestres.
 
       O funcionamento é simples: basta apertar um botão para saber o nome da rua e o número dos imóveis nos arredores.
       
       Os resultados dessa fase inicial serão utilizados como teste para uma segunda etapa do projeto: a implantação de mais 2 mil sinais em faixas de pedestres em vários outros pontos da cidade.
Serão mais de 2 mil sinais adaptados
 


 

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESPORTE SEM RESTRIÇÃO
 
 
Hoje  foi mais um dia de aprendizado na lagoa do colosso, a equipe chamada "Nós somos diferentes" na qual o professor Vicente Cristino juntamente com sua equipe fazem parte. Na aula de hoje alunos do Instituto Hélio Góes. acompanhados pelo professor André Tupi tiveram a oportunidade de conhecer uma lagoa e praticar caiaque, sempre acompanhados e orientados por profissionais especializados. Na imagem ao lada mostra o aluno do Instituto Hélio Góes, Michael Douglas praticando sozinho a modalidade caiaque. Douglas usava um colete salva vidas.

 

Descrição da imagem abaixo: Os alunos Michael Douglas, Reginara e Brando sentados próximo.
 


terça-feira, 22 de julho de 2014



A Sociedade de Assistência aos Cegos convida para o lançamento do CD de “Ítalo Gutyerrez em parceria com Welligton Jatobá”.

Data: 01/08/2014
Hora: 15h
Local: Auditório da SAC.                                                                     (Rua Padre Anchieta,1400)

segunda-feira, 21 de julho de 2014